31 de outubro de 2008

A internet nos deixa estúpidos ou inteligentes?

Olá pessoas... Estou aqui novamente postando um texto sobre internet, mas é porque eu acho esse assunto muito interessante, uma discurssão que vale a pena. Só para lembrar, a foto ao lado não tem NADA a ver com o título ou com o texto, é só o pessoal de Jornalismo da Tuiuti (minha sala). Coloquei aí porque gostei bastante dela e queria pôr uma foto legal aqui no blog. Aahh, também gostaria de agradecer a quem comentou no outro post, muito obrigada, saiba que me ajudou muito. Agora é só comentar neste e nos próximos, hahaha. É isso, beijos e espero que gostem do texto ;)

"Com a força da atual Era Digital, a internet está sendo alvo de uma das maiores polêmicas do mundo. Enquanto algumas pessoas como o filósofo David Weinberger dizem que essa é uma importante revolução para a humanidade e é totalmente benéfica, há outros como o escritor Mark Bauerlein que acreditam que a web seja a culpada de quase todos os problemas do mundo, principalmente em relação aos jovens.

Weinberg coloca que a internet “(...) permite que as pessoas discutam e, assim, compreendam melhor o mundo”. Deste modo, a web é vista como um meio participativo que inúmeras pessoas têm acesso e podem comunicar-se com o mundo todo ao mesmo tempo. Apesar de tudo ser instantâneo, reduzido e objetivo, há uma maior opção de opiniões sobre os mais diversos assuntos, fazendo com que o senso crítico das pessoas tenha um maior desenvolvimento. Antes da internet o sistema de comunicação era de um indivíduo falando para a massa; hoje, o sistema é todos-todos, porque permite a participação de qualquer um sobre qualquer tópico.

Vendo outra vertente do assunto, Bauerlein diz que “(...) as pessoas que defendem a idéia de conhecimento coletivo talvez não entendam o quanto é importante essa formação individual”. No entanto, é através do compartilhamento de informações, da coletividade e de debates sociais que se dá a formação de um indivíduo. É preciso ter alcance a diferentes conceitos para se ter uma opinião própria e consistente, apoiada em argumentos válidos.

O escritor também afirma que “um argumento complexo ou um poema difícil viraram coisas irritantes para ser assimiladas”, uma verdade incontestável. Porém, assim como o mundo, a humanidade precisa evoluir e mudar seus conceitos, e talvez as prioridades do homem já sejam outras. Quem sabe agora o que esteja valendo não seja a assimilação de um poema difícil e sim o aprendizado de uma linguagem clara, simples e objetiva, que todos possam compreender indiferentemente de suas condições de vida, fazendo com que o fluxo da comunicação seja constante. Isso fará com que as informações cheguem a todos, e não apenas a uma pequena parcela da população.

Olhando de todos os ângulos, está claro que os jovens têm que aprender a aproveitar a tecnologia que possuem. O MSN e o Orkut podem ser ótimos métodos exatamente por lidarem com o lado social das pessoas, com a interação, troca de opinião e participação de todos. Afinal, “a união faz a força” e a necessidade de trabalharmos em grupo e extinguirmos o lado individualista do ser humano está cada vez mais evidente. A internet nos ensina tudo isso, a única coisa que falta é não deixar com que o contato virtual seja melhor e mais utilizado do que o contato real entre pessoas.

Weinberger mesmo disse que “a web, um mundo de pura conexão, livre de qualquer restrição de assunto, está nos mostrando quem somos – e desfazendo alguns de nossos mais profundos mal-entendidos sobre o que significa ser humano no mundo real”. Isso só prova que com toda essa revolução tecnológica o homem está aprendendo pela primeira vez quem ele realmente é, e isso é mais importante que tudo. "



9 comentários:

  1. muito bom o texto!
    nossa essa foto ta muito boa hein! haha
    fiz o meu também! passa la dai :D
    Beeijinhoo:***

    ResponderExcluir
  2. Oi guria!!

    Bem bom o textoo..
    Eu tenho uma outra visão sobre essas revoluções e tals, e em certo ponto concordocom Mark Bauerlein, que diz que a internet nos deixa estúpidos.
    Maaaaas isso é assunto que rende muito pano pra manga ne hehehe..
    O fato é que ficou muito bem colocado o seu ponto de vista!

    Beijooo xuxu!

    Agora tenho um blog tbm hehehe
    =P

    ResponderExcluir
  3. Ola thaise Parabéns pelo Blog ...

    O assunto que vc levantou é muito polemico e iremos ouvir, ler e ver muito nesses próximos anos.
    Na minha opinião, a internet e as tecnologias que estão chegando são para facilitar as nossas vidas no trabalho e na comunicação com o mundo.
    Críticos existem para tudo. Como falei esses dias na sala de aula tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim, o lado certo e o errado. A internet esta evoluindo isso é certo, a internet esta em nosso meio isso é bom....

    Abraço para todos ....

    Parabéns Thaise....

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei com preguiça de ler o texto, mas eu juro que eu volto, leio e comento (só não espere um comentário inteligente)

    Essa foto tá mto engraçada, valeu o post só por ela!!!

    Bjsss té mais

    P.S.: Oq vc ta xeretando no meu blog, ele não tem nada a ver com web 2.0,,, deixa eu ser dramatica e pirar em paz hauhauahuahau

    ResponderExcluir
  5. Ermaaaa,

    tema bastante interessante! Afinal quem é que vive sem a famosa web hoje em dia?! Se isso é bom ou não realamente é de se pensar, porém talvez seja apenas mais um dos processos evolutivos que o homem vem se adaptando! ;)

    OBS.: Sempre que eu puder venho comentar aqui no blog na minha futura amiga jornalista! :)
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Bebê... parabéns pelo blog, tá muito bom... não entendo muito desses papos inteligentes mas aposto que é bom... hahahahha...
    amo vc... até mais....

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que pra tudo deve haver um equilíbrio. Hoje em dia, o uso da internet é indispensável, pois é a forma mais rápida e prática de obter informações sobre variados assuntos. Por outro lado, ela pode ser usada de forma a nãoa crescentar nada na vida das pessoas. Por isso, deve haver discernimento para que as ferramentas da web sejam utilizadas pelos joven de forma construtiva e evoluam cada vez mais para melhor!!!

    =D

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito que a internet expande e potencializa as possibilidades de comunicação entre as pessoas de uma forma impressionante, como nenhum outro meio já fez antes. Mas é preciso reconhecer que isso se dá tanto para o bem quanto para o mal, ou seja, potencializa ações positivas e benéficas para as pessoas e para a sociedade, como também potencializa crimes, fraudes e ações prejudiciais para as pessoas e para a sociedade. Mas isso em nada surpreende porque é bem típico do comportamento humano e, afinal, somos livre e vivemos em uma sociedade democrática (ou quase), então cada um que decida como quer usar a internet. As pessoas somente estar bem cientes dos riscos e consequências envolvidos e as autoridades devem estar preparadas e vigilantes para agir, quando for o caso, mas sem excessos ou censura. É isso. Esta é minha opinião

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS !VC ESCOLHEU UM CURSO QUE TEM TUDO A VER CONTIGO.
    ESSE TEXTO É ÓTIMO, GOSTEI DO SEU PONTO DE VISTA !

    ResponderExcluir