22 de outubro de 2008

Os blogs no jornalismo

Oi pessoas. Na estréia do blog, escolhi a conclusão de um trabalho meu sobre blogs, que fala um pouco das minhas concepções sobre o assunto. Acredito muito que os blogs podem mudar o tipo de jornalismo que conhecemos. É isso, espero que gostem e compartilhem suas opiniões comigo. BeijOs e até logo ;)


"Infelizmente, apesar de terem revitalizado a internet em muitos campos, os blogs ainda são malvistos pela sociedade, pois ainda não passam credibilidade suficiente para todas as pessoas. O único modo de uma página dessas na internet ganhar confiança do público é que a mesma tenha um bom conceito socialmente, um certo grau de fama e popularidade ou esteja associada à grupos grandes e responsáveis (como a Globo, o IG, UOL, etc.).

Entretanto, há uma grande probabilidade de que o blog se torne uma importante ferramenta em nosso dia-a-dia – coisa que aliás, já está acontecendo – já que é uma nova e irreverente forma de se fazer notícia.

Uma vantagem dos blogs sobre os jornais comuns é o fato daqueles possuírem uma real interatividade, através dos comentários dos visitantes/leitores, e não apenas através de votações que já possuem respostas limitadas, ocorrendo uma reação ao invés de uma interação.

Todavia, alguns efeitos dos blogs ainda não são conhecidos, exatamente por se tratar de uma tecnologia muito nova e pouco explorada ainda. Além disso, às vezes o blog é mau utilizado pelo público e pelo emprego de novas tecnologias, necessitando mudar sua rotina produtiva.

Espelhando-se nos blogs, nos quais ocorre um mix de informações com opiniões (muito bem colocadas), é possível até que o jornalismo, tão famoso por sua imparcialidade, torne-se essencialmente opinativo. Talvez seja esse o primeiro passo para acabar com a “Era da Desinformação” de Ramonet, na qual há uma quantidade tão grande de informações, que impossibilitam a diferenciação entre uma e outra. Quem sabe se esse novo jornalismo chegar a acontecer, as informações-opinativas passem a fazer uma grande diferença na vida das pessoas, pois auxiliarão a aguçar o senso crítico delas."

9 comentários:

  1. óóóinn que bonitinho *-*
    huaihuaeeaehesa
    Boa sorte no seu blog Thaa;D
    beijooo:**

    ResponderExcluir
  2. Eu não acredito que a Layra postou antes de mim... a cidade dela nem existe no mapa....
    Muito bom o texto...
    Parabéns pelo seu Blog Amor e boa sorte...

    ResponderExcluir
  3. Melhor morar na minha cidade do que ter um apelido de StyLeo Skywalker

    HAHA

    ResponderExcluir
  4. Calma gente, não briguem... Léo, pra que provocar a Layra? Layra, seja superior e não responda... hahaha... eu me divirto com vocês! Valeu a força ;)

    ResponderExcluir
  5. eeeeeeeeeee \o/
    Dona Thaise com o pézinho na blogosfera!!!

    Ótimo texto, espero que realmente a gente consiga fazer um novo jornalismo! Viva os blogs que vão nos ajudar nessa missão!

    Bjss e boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!
    Primeiramente, quero parabenizá-la pelo texto, ficou show!
    E que a carreira de jornalista seja repleta de sucesso para todas nós, seja na qual área for!! (eu quero TV =D)

    Bjão*

    ResponderExcluir
  7. Oi thaise!!
    muito legal o texto!!
    boa sorte no blog e que você tenha muito sucesso!
    beijaoo

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga td bem?
    Parabéns pelo Blog esta ótimo!
    Você terá muito êxito como jornalista!
    Muitas bençãos pra vc!
    Bjaoo

    ResponderExcluir
  9. Oiii guriaa!!
    Eu já tinha lido o texto mas não comentei..
    agora tô aqui!!!
    hehehe
    Parabéns pelo texto, muito bom mesmo!
    E se o futuro do jornalismo está nos blogs, vamos fazer parte desse novo mundo né?!
    Boa sorte aí pra ti!
    Beijos

    ResponderExcluir