11 de novembro de 2008

A Desinformação de Ramonet

Esse dias fiquei me perguntando se os meios de comunicação de massa ao menos têm idéia do que estão fazendo com nossa sociedade.
É muito simples perceber que uma coisa leva a outra – basta analisar o caso Isabella (a menina supostamente atirada pela janela pelo pai e pela madrasta). Após a divulgação e o sensacionalismo em cima da tragédia, foi comprovado que o número de assassinatos e suicídios que incluíam janelas aumentou consideravelmente. Provavelmente é a mídia também que influencia a criação de jogos eletrônicos e filmes extremamente violentos, já que os criadores desses verificam que a audiência daqueles aumenta quando a violência vem à tona.
O povo tem prazer (sim, prazer!) em ver a desgraça alheia. Gostam de ver cadáveres, de explorar as tragédias como se fossem algo extremamente normal, sem perguntar aos familiares se eles gostam de ver a foto ou o vídeo da vitima exposta em meios de comunicação. Ninguém pára para pensar que foi uma vida que se perdeu, alguém de carne e osso, que tinha sentimentos.
E apesar da intenção da mídia de sensibilizar a população com a desgraça, o sensacionalismo é tão grande e constante que acaba por tornar as pessoas insensíveis, através da quantidade de informações que são jogadas sobre elas. Isso só confirma a teoria de Ramonet da “Era da Desinformação”, na qual acontece a Entropia do Sistema, conceituada por uma quantidade tão grande de informações que impossibilitam a diferenciação entre uma e outra.
É óbvio que a divulgação da violência é necessária, mas enquanto o sensacionalismo perdurar, a mídia só fará dar idéias e aumentar os casos de violência. Se as pessoas não mudarem sua consciência, quem sabe “aonde esse mundo vai parar”?

7 comentários:

  1. Oi guria!
    Pois é, essa questão do sensacionalismo é foda! Até que ponto é bom ser sansacionalista? Até que ponto o jornalismo pode chegar para atingir seus objetivos? O problema é que hoje, até mesmo as maiores cúpulas, como a Rede Globo, estão utilizando desse artifício para prender a atenção das pessoas. Nós estamos presos a um mundo sensacionalista, onde 'vender o seu peixe' é mais válido do que saber 'se ele está fresco ou não, se está satisfazendo alguém.
    Eu, por exemplo, que penso em atuar na área policial, infelizmente terei que conviver, e muito, com isso. Mas espero saber dosar e não deixar a profissão matar meus ideiais.!
    beijinhus lindona!

    ResponderExcluir
  2. ooi tha
    então eu tb fico me perguntando até que ponto vale a pena ser sensacionalista! e como nos casos Isabella e Eloá, será que valeu a pena mesmo toda essa repercussão passando até por cima dos sentimentos da familia enlutada?
    Acredito que não.. E nós podemos fazer diferente como futuros profissionais! Não deixando o sensacionalismo de lado, mas saber usá-lo de modo que não prejudique aquelas pessoas que estão relacionadas a noticia..

    Bom é isso!
    beijãooo

    ResponderExcluir
  3. ola

    Se os meios de comunicação sabem o que estão fazendo eu não sei, mas é culpa do povo que gosta de ver sangue!, que paga para ver desgraça, a mídia só se aproveita desta vontade para ganhar $$$$$$ não importa a verdade, só audiência.
    Enquanto a massa não se importar com isso a mídia sera o que é.... não só nos meios de comunicação mas na política também já que as duas andam de mãos dadas xD.
    Há e é claro que não é todos os meios de comunicação que são sensacionalista, mas alguém conhece algum que não é?


    Ate mas....
    e viva o Linux!

    ResponderExcluir
  4. Um pouquinho de sensacionalismo tem que ter, como diz a profe Mirian hehe, senão como chamar atenção pra vender o nosso peixe? Mas certamente as situações têm passado do limite... chega a ser uma exploração da desgraça alheia. Enquanto um assunto toma conta da mídia repedidas vezes, outros, talvez mais contrutivos e importantes, passam "batido". Isso é uma pena.

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto já foi tão discutido e a gente nunca chega a conclusão nenhuma, sempre fica naquela de "como vamos chamar atenção sem sensacionalismo" pois eu me atrevo a dizer: dá pra vender sim! chega de sensacionalismo!

    Dizer q sensacionalismo é necessario é um dos motivos pelos quais o mundo está assim, todo mundo quer se convencer de q não da pra informar sem fazer um circo,td mundo entrando no padrão "consumo de noticias",,, eu tenho certeza q nós podemos fazer melhor q isso, e q qdo a imprensa mudar sua posição, o público fará o msm!

    ResponderExcluir
  6. Quem acompanha o jornal nacional e os outros, pode notar que geralmente as 2 ou 3 primeiras notícias são de desgraça total. Vai ver esse é o jeito que eles acharam de prender a atenção do público, que como você já falou, sente prazer em ver a desgraça alheia. Mas isso tudo é culpa dessas pessoas. Os meios de comunicação só perceberam um jeito mais fácil para atingir seus objetivos. E isso não foi difícil, por que em um país que milhares de pessoas vão as ruas para pedir justiça no caso Isabella (realmente chocou!) e não vão as ruas para exigir seus direitos, protestar contra a corrupção, e exploração que várias empresas fazem no seu país. Realmente não é difícil de perceber o que o povo gosta de assistir. Por isso acho que esse sensacionalismo não vai mudar tão cedo. E o pior, como você falou "a mídia só fará dar idéias e aumentar os casos de violência"

    ResponderExcluir
  7. Olá... estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso sobre o sensacionalismo dentro do programa Brasil Urgente. Este é um tema muito preocupante e pertinente na atualidade. Vc disse em seu texto que foi comprovado o aumento de assassinatos e suicídios envolvendo janelas. Como obteve esta informação? Talvez possa me ajudar com mais informações para defesa da minha tese. Podemos entrar em contato por email. O meu é aninhateles11@yahoo.com.br.

    Ana Maria Teles

    ResponderExcluir