12 de novembro de 2008

Imparcialidade no jornalismo

Oiii gente! Queria agradecer novamente aos comentários, principalmente a quem eu mandei e-mail e que retribuiu! Obrigada mesmo, estão me ajudando bastante e, para ser sincera, estou achando esta experiência bem legal, porque minha Iniciação Científica é sobre blogs e é muito bom ver as pessoas interagindo com minhas ideías assim, mesmo as que não são do ramo.
Agora sobre esta história de jornalismo ter que ser imparcial, acredito que, se fosse possível, isto seria o correto. Só que tem um pequeno detalhe, que deve ser lembrado por leitores e jornalistas: quem está fazendo a matéria é uma pessoa também! O que isso significa? Simples: que qualquer ser humano tem um jeito único de ser, pensar e tem uma bagagem diferente dos outros. Ou seja, não importa o quanto se tente a imparcialidade a opinião do autor sempre irá prevalecer, mas implicíta. E é aí que está o problema.
Ao colocar seu ponto de vista da história e não deixar isto claro, o leitor se deixará manipular acreditando na credibilidade da notícia e no compromisso com a imparcialidade. Isto impede que as pessoas abram os olhos e também impede que o jornalista tenha sua opinião reconhecida.
Sinceramente, acho que se as opiniões fossem explícitas na mídia isto seria muito mais justo, o leitor não seria enganado. Ao contrário, só sairia ganhando, porque analisaria os pontos de vista de diferentes pessoas para ter sua própria opinião, aumentando assim o seu senso crítico. E quem sabe deste modo, ele não mais se deixaria manipular pelos meios de comunicação de massa, pois teria uma ideía formada sobre os mesmos.

12 comentários:

  1. o jornalismo nunca será totalmente imparcial!por um lado isso é bom, pq devemos ser parciais em alguns assuntos para mostrar a verdade para a sociedade. Porém, alguns usam dessa parcialidade apenas afim de gerar lucro =/

    Beeijoo thaiseeeeeeeee
    e pare de dormir menina hahaha

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o teu blog, não tinha visto antes
    (:

    É isso mesmo, a partir do momento que você tá escrevendo sobre algo você está deixando sua opinião, direta ou indiretamente. O esforço para ser imparcial é válido, mas nunca será o suficiente.

    Beijo Thai :*

    ResponderExcluir
  3. LOOOOOOOOOOOOOOOLCURA esse blog, curti xDdDDdDD

    ResponderExcluir
  4. Como a gente sempre discute em sala, é verdade,,, o texto do jornalista, por mais ético e experiente q seja, sempre vai ter suas impressões pessoais, de acordo com seu repertório...

    Mas eu não sei se daria certo no Brasil uma imprensa assumidamente parcial, acho dificil o povo procurar os dois lados das situações por si só, acabaria criando fidelidade a um veiculo e suas idéias (tipo os torcedores q não ligam se seu time é um lixo, torcem e pronto!-- Eu, paranista, faço parte disso! huahuahauhau)

    Apesar q se for pensar bem, será q existe mesmo essa idéia de jornalismo imparcial? As vezes eu acho q td mundo já percebeu q isso é só um mito!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, definitvamente a imparcialidade não existe!
    como você mesmo disse, cada um tem sua bagagem, suas idéias, sua opinião. É praticamente impossível a pessao deixar de colocar a sua opinião em um texto, mesmo que implicitamente.

    Também sou a favor da parcialidade na imprensa, na qual cada um poderia deixar claro sua opinião sobre devidos assuntos.
    Acredito que só dessa forma a sociedade de um modo geral 'acordaria pra vida' e formaria um posicionamento crítico sobre os acontecimentos do nosso dia a dia.

    Beijinhuss querida!
    Adorei a bola!
    ;)
    rsss

    ResponderExcluir
  6. Oi guriaaa..
    É a Gi!
    Criei esse novo blog, para a galera deixar os seus endereços, assim fica mais fácil para comentarmos no de todo mundo!
    Blza?

    beijão!!

    ResponderExcluir
  7. Srta Graciano...Estou gostando da experiência também..nunca fui chegado a blogs...
    Mas sobre o tema que você traz, é necessário fazer alguns comentários...Lembre-se de que não sou jornalista, sou historiador...E também sofro com a dita imparcialidade. Concordo contigo, é muito difícil mantê-la. Mas seri amuita ingenuidade minha se os instrumentos de mídia postassem duas ou mais visões? Tipo, lado A e lado B? Será que a influência política e econômica é tão forte assim?

    ResponderExcluir
  8. Ah,e cuidado com a acentuação....rs...rs....

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha. Desculpa professor, postei esse com muita pressa. Mas obrigada pelos comentários, é bem legal ver a opinião dos outros sobre tudo isso. ;)

    ResponderExcluir
  10. Priminha linda!
    Orgulho da familia!

    Parabens pelo blog
    Saudades
    Lu

    ResponderExcluir
  11. toda e qual que ferramenta usada a fim de se tornar a informaçao acessicevel é benvida.
    pouco sei de blogs mais o que vi gostei.

    sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Thaisee.. muito legal seu bloog..!
    Jornalismo é muito legal, quem sabe eu faça hehehe

    mas muuito sucesso pra você.
    você tem talento =D

    beeeijo, Ju(amiga da ké)

    ResponderExcluir