11 de novembro de 2008

Proibição de escutas jornalísticas

Oi pessoas... tudo bem? Então, hoje postei meio correndo o texto sobre a Desinformação de Ramonet, que por sinal acho bem mais interessante do que este de agora. Só queria agradecer a vocês que estão me ajudando nesse trabalho através dos comentários e interação, valeu mesmo a ajuda! É bem legal ver depois a opinião das pessoas sobre cada um dos temas que colo aqui. Para continuar, o texto a seguir fala sobre uma proibição jornalística muito debatida, e bem polêmica. BeijOs e até amanhã =]
"O Ministro Nelson Jobim fez uma proposta para que haja uma lei proibindo grampos que não possuam autorização judicial. Nessa sugestão, inclui-se a proibição de escutas jornalísticas, influenciando diretamente na prática de um jornal.
O único modo de detectar realmente a verdade, para que a mesma possa ser transmitida ao público, é através de grampos e flagrantes, nos quais há a intenção de surpresa, ou seja, os interceptados não devem tomar conhecimento do caso.
Fica claro que essa lei só foi sugerida porque afeta diretamente autoridades importantes, que poderiam decidir se uma escuta deve ser instalada ou não. Afinal, se estiver nas mãos desses escolher por um grampo, eles nunca autorizariam isso em si próprios, ou sempre estariam conscientes de que isso estaria acontecendo, safando-se das acusações e suspeitas.
O fato é que o grampo é essencial na tarefa de um jornalista, principalmente no jornalismo investigativo. Proibir ou estipular os casos em que isso deve ocorrer somente tira a liberdade de imprensa que temos direito e pela qual tanto se lutou. Principalmente porque, com essa lei, descobrir a verdade passa a se tornar um crime. E a mentira é o grande valor que o Brasil passará a transmitir, assim como passará a ensinar a ocultar fatos importantes de sua nação."

9 comentários:

  1. Realmente é uma injustiça não só com os jornalistas, mas com toda a sociedade se houver a proibição dos grampos. Se isso acontecer estaremos omitindo a verdade nas matérias, e consequentemente a população irá sair prejudicada.

    Bom agora vamos trabalhar né Thaiseeeeeeeeeeeeee! hahahaa
    Beiijo=*

    ResponderExcluir
  2. Eu li uma reportagem sobre o assunto e não só esse assunto que está sendo discutido... A lei de imprensa e a obrigatoriedade do diploma para trabalhar como jornalista também estão em pauta no governo...

    Esse com certeza é um assunto que vai dar pano pra manga (ou caractere pra post!) porém mais doq isso, são assuntos ligados à todos nós, que merecem a nossa atenção e por que não dizer, merecem q a gente acorde e comece a lutar de verdade pelos nossos interesses!

    Se a gente não fizer isso, quem é que vai fazer? Vamos nos unir por um jornalismo melhor já!

    ResponderExcluir
  3. Marilane
    Este é um assunto bem polêmico, mas sou a favor de um jornalismo limpo sem inversões dos fatos.

    ResponderExcluir
  4. Essa vida de jornalista, né, amiga?!
    Os textos estão ótimos.

    E sobre esse, como diria a Gazeta do Povo: Bem vindo à Grampolândia!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. O comunismo industrial sovietico esta refletindo sua complexidade nos povos dos paises do conglomerado, e a responsabilidade habitacional é toda da DPRCP.
    Amo vc Bebê!!!
    Inté dispôs...
    xau xau

    ResponderExcluir
  6. Srta Graciano...
    o tema é muito polêmico...Meu lado conservador diz: A lei é para todos! Afinal de contas sempre questionamos o que leva alguns setores da sociedade a terem benefícios legais e outros não...
    Porém, concordo, que sem essa prática, a denúncia fica prejudicada....é tema para muito se discutir...beijos e parabéns pelo trabalho....
    Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal!!!
    Olá Thaise!!!!

    O assunto que vc levantou, concerteza traz uma pergunta: Até que ponto podemos fazer o nosso trabalho com liberdade?? Tudo gira em torno do dinheiro, quem tem dinheiro e o poder de ocupar um cargo no governo se vê emcurralado ao ouvir a e ler a palavra "grampos". Tenho certeza que por trás dessa proibição não está apenas um corrupto, mas sim vários. Corruptos são como carangueijos, quando tiramos um do buraco, outros vem grudados juntos. Acho que se todos estão fazendo um governo sério, com honestidade, não tem o que temer. Dias atrás em uma reportagem do jornal "Gazeta do Povo", nos trouxe algo que é inportante salientar, grampos telefônicos estão liberados sem autorização judicial, concerteza está sendo uma pedra nos sapatos dos corruptos, por isso estão correndo em busca do fim dos grampos, chamados por mim carinhosamente de detectores de corruptos e corrupção....

    Abraço pra todosss....

    ResponderExcluir
  8. Esse é um tema complexo, mas acho que sem esses meios ficaria difícil fatos prováveis contra nossos queridos homens do poder.

    ResponderExcluir
  9. Como sempre minha opinião é um pouquinho diferente! A idéia é trazer um ponto para reflexão.
    Fiquei verdadeiramente horrorizado ao ver, durante o caso "Eloá", as transmissões de emissoras de TV que veiculavam, ao vivo, contatos telefônicos com o assassino. Ora, utilizemos o bom senso, a policia, à priori é treinada para situações deste tipo e os negociadores são extremamente cuidadosos nestes casos. Qual o grau de preparação de uma apresentadora para fazer um contato com um assassino? Será que essa interferência da mídia em nome da ausência de censura e da informação a todo custo é válida?
    Se a polícia é eficiente ou não, se é corrupta ou não, se está bem preparada ou não, é outra história. O fato é que cabe a polícia, e somente a policia cuidar dos criminosos. Discordo totalmente da intervenção da midia com relação aos grampos. O jornalismo investigativo deve se valer de meios que respeitem a privacidade da população para tirar suas conclusão.

    Queria ter mais tempo para concluir meu raciocinio mas não vou conseguir!
    Depois passo para comentar mais.

    Bjaum e parabens pelo Blog!!

    ResponderExcluir